Por Redação do Mandaguari News em 15/05/2020
A Prefeitura do Município de Mandaguari, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, tem buscado a parcerias junto à iniciativa privada para a manutenção de áreas públicas. No começo deste ano, foi iniciado na prática um programa de adoção destas áreas, como já aconteceu com a ciclovia, na saída para Arapongas, que foi adotada pela empresa Superbac, instalada naquela região.
Esta semana, a mesma empresa doou para o município quatro toneladas de adubo para melhorar as condições dos gramados e árvores novas, que também já estão sendo plantadas com gramíneas em sua volta, evitando assim o “sufocamento” provocado pela impermeabilização dos passeios públicos. Esta revitalização significa também a melhoria da qualidade de vida da população.
O programa “Adote uma Área Pública”, foi lançado no final do ano passado para melhorar o aspecto visual da cidade através de projetos urbanísticos e paisagísticos bem como a manutenção de áreas públicas. O gerenciamento está a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo. Podem participar do programa entidades da sociedade civil, associações de moradores e pessoas jurídicas legalmente constituídas e cadastradas no município, sendo que terão preferência os interessados localizados nas proximidades das áreas disponíveis, como é o caso do primeiro termo assinado pelo município.
De acordo com a lei municipal, a adoção pode se destinar a urbanização da praça ou jardim públicos, áreas verdes, canteiros centrais de vias públicas e áreas públicas do município; construção, instalação e reparo de equipamentos esportivos ou de lazer em praças públicas ou de esportes; conservação e manutenção da área adotada e revitalização de atividades ou de lazer. Vale ressaltar que os projetos precisam ser aprovados pela Prefeitura.