Por Redação do Mandaguari News em 05/05/2020
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Mandaguari, está alertando os feirantes do município para a renovação do cadastro de licença para a atividade, bem como o alvará para que se possam atualizar ou renovar o cadastro dos produtos e mercadorias comercializadas nas feiras e a situação fitossanitária dos mesmos.
Esta renovação se faz necessária em virtude da necessidade do controle, fiscalização e organização das feiras de produtores realizadas no município, permitindo o conhecimento e a rastreabilidade dos alimentos comercializados, bem como garantir, por processo de fiscalização, a segurança dos feirantes e a dos consumidores que frequentam as feiras, além da segurança alimentar e nutricional dos alimentos comercializados, exigindo que cada feirante cadastrado na secretaria de Agricultura e Abastecimento passe pelo processo de Inspeção e Vigilância Sanitária.
A emissão de licença e alvará, bem como a elaboração, montagem e renovação dos cadastros dos feirantes em Mandaguari refletem no desenvolvimento do município, na organização dos espaços públicos onde acontecem as feiras durante todos os dias da semana, permitindo melhor contribuição e fomento às feiras e evitando que outras pessoas de outros municípios possam participar do comércio das feiras e serem concorrentes com os feirantes/produtores da nossa cidade. Dessa forma, conseguimos valorizar os produtores, melhorar a fonte de renda e incentivar o comércio local, haja vista que os produtos da feira, são em sua maioria, produtos advindos da agricultura familiar, comercializados de forma “fresca” e com maior qualidade.
SERVIÇO
Os feirantes devem procurar a secretaria de Agricultura e Abastecimento entre os dias 11 a 29 de maio para renovar o cadastro e emitir a licença e o alvará. Os feirantes que não possuírem a licença e o alvará visíveis em suas bancas a partir destas datas serão notificados pelos fiscais da tributação.