Por Redação do Mandaguari News em 11/03/2020
No próximo dia 26 de março, uma quinta-feira, no Auditório do Bloco B-33, no campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será realizado um evento para apresentar para a comunidade o Laboratório de Inovação na Saúde (LIS). Inédita, no Paraná, a iniciativa reúne representantes da 15ª Regional, UEM, da Unicesumar, do Centro Universitário Ingá (Uningá), da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), do Consórcio Público Intermunicipal (Cisamusep), do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems), da Subseção Maringá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Escola de Saúde Pública do Paraná.
O objetivo do LIS é trabalhar de forma coletiva para estabelecer estratégias para criar ambientes favoráveis à melhoria dos serviços e do atendimento à população nos 30 municípios da região da Amusep. As ações vão desde avaliar a grade curricular dos cursos de Medicina, até o aperfeiçoamento profissional dos técnicos que atuam na 15ª Regional, no Cisamusep e nas unidades básicas, mais conhecidas como postos de saúde, além de manter um canal de comunicação permanente com os hospitais, laboratórios, clínicas de diagnósticos e o corpo clínico, credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Carta de intenções
A programação do evento do dia 26 prevê a assinatura de uma carta de intenções; palestras; e exposição de trabalhos realizados pelas instituições parceiras. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, foi convidado para participar. O painel temático “Integração, serviço comunidade”, contará com as presenças dos professores doutores Emerson Elias Merhy, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e João José Batista de Campos, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco).
Histórico
No dia nove de março, o LIS experimentou um momento histórico. A reunião para definir os detalhes do encontro de apresentação da iniciativa contou com as presenças dos reitores da UEM e da Unicesumar, Júlio César Damasceno e Wilson de Matos Silva, respectivamente. O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, também esteve presente. “Foi um marco. Inesperado. Mas de um efeito ‘avassalador’. Avançamos em pontos cruciais para a sequência do trabalho de consolidação do Laboratório”, avalia o diretor da 15ª Regional, Ederlei Ribeiro Alkamim.
Fontes
Wilson Matos destacou a possibilidade de acesso a recursos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para financiar os projetos e programas do Laboratório. Júlio Damasceno sugeriu aproveitar uma experiência da França na elaboração de uma lei que estabeleça os critérios para a formalização de parceiras semelhantes ao LIS. Grupos de trabalho foram criados para estudarem os dois casos.
Para o reitor da Unicesumar, Maringá é referência. “Agora, temos que transformá-la em um polo gerador de soluções para a Saúde”, ressalta. “A integração entre os parceiros e a convergência das ações para objetivos comuns vão provocar impactos nos profissionais e nas estruturas da rede pública da região”, acrescenta Damasceno.