Destaques do Dia

Prefeitura utiliza máquina para agilizar a retirada de tocos

Por Redação do Mandaguari News em 12/03/2020

A Prefeitura do Município de Mandaguari está realizando mais uma operação de retirada de tocos de árvores em diversos pontos da cidade utilizando equipamento especial para o serviço. São tocos que danificam calçadas, prejudicando a acessibilidade dos pedestres, além do impacto visual. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo.
Trata-se de um método muito prático que permite sumir com os restos de troncos sem danificar a calçada ou muros, como não acontece com o trabalho manual. Além de agilizar o serviço diminui o custo e torna o processo sustentável, já que a serragem pode ser aplicada em outras atividades.
O equipamento facilita também o processo de substituição de árvores. No sistema convencional, as plantas que representavam risco de queda eram cortadas e os restos de troncos continuavam fixados ao solo, atrapalhando o tráfego de pessoas na calçada, e a muda de uma nova árvore plantada ao lado. O equipamento permite a trituração do tronco e a reconstrução do passeio.
A Prefeitura tem buscado constantemente a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. No final de 2013 foi adquirido um triturador de galhos, que é utilizado no recolhimento de resíduos de madeira, palhas, folhas, galhos e troncos. Dentre os benefícios do triturador, o principal é a reutilização dos resíduos naturais, pois com a trituração dos galhos e a utilização dos cavacos – pequenos pedaços de madeira -, evita-se que os galhos oriundos das podas de árvores sejam jogados no aterro sanitário. Além disso, o material enriquece o solo, o que permite o crescimento e a vitalidade das plantas.

ANÚNCIANTES VIP´S