Destaques do Dia

Frota de veículos mais que dobra em 12 anos, reforçando a importância do Plano de Mobilidade Urbana

Por Redação do Mandaguari News em 28/02/2020

Um número que não para de crescer. Paralelo a ele, questões que impactam diretamente na mobilidade urbana. De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a frota de veículos em Mandaguari mais que dobrou em doze anos, passando de 12.107 em 2007, para 25.305 no ano de 2019. O primeiro levantamento que consta no site do órgão é relativo ao ano de 2007.

Somente em 2019 foram emplacadas 949 veículos em Mandaguari, o que representa quase três novos registros por dia no município. Outro número que chama a atenção neste doze anos, é o aumento da frota de motocicletas e motonetas, que saltou de 2.817 em 2007 para 6.297 em 2019.

E nestes doze anos, o sistema viário manteve-se praticamente o mesmo, o que significa que é preciso planejar melhor o trânsito da cidade, o que foi justamente estudado e discutido com a comunidade na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que está sendo analisado pela Câmara Municipal. O trabalho está inserido nos Planos Integrados, que incluiu também a revisão do Plano Diretor e Planta Genérica do Município. Por lei, este trabalho deve ser elaborado de dez em dez anos.

O plano foi entregue ao Legislativo em outubro de 2019, após 1 ano e sete meses de detalhado estudo dos técnicos da Prefeitura e da Funpar, seis oficinas comunitárias e três audiências públicas.

De acordo com a legislação, o Plano Diretor do município deve ser revisto a cada dez anos, garantindo o crescimento organizado e equilibrado das cidades e oferecendo melhor qualidade de vida para seus moradores. Através de estudos minuciosos foram definidas as áreas com maior vocação para comércio, residência e indústria que são chamadas de zoneamento.

Também foram estudadas as dimensões mínimas das vias de circulação de veículos, pedestres e ciclistas, bem como as dimensões dos terrenos (área e frente), a quantidade de área permeável, a altura das edificações.

ANÚNCIANTES VIP´S