Destaques do Dia

DENGUE: Notificações aumentam, mas número de casos confirmados se mantém na cidade

Por Redação do Mandaguari News em 20/02/2020

De acordo com o último Informe Técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na tarde desta terça-feira (18), o número de casos confirmados de dengue em Mandaguari se mantiveram em 19, mas as notificações subiram de 25 para 32, sendo que 15 foram descartados. O informe corresponde à Semana Epidemiológica de 28/07/2019 a 15/02/2020, atualizado em 18/02/2020, cujos dados estão sujeitos à alteração.

Ainda de acordo com o boletim, o Paraná registra 26.692 casos confirmados de dengue; com 6.129 casos a mais que a semana anterior que trazia 20.563 confirmações. O aumento é de 29,81%.

Dez novos casos de óbitos por dengue foram confirmados e o total agora sobe para 23. O período de monitoramento teve início em 28 de julho de 2019.

Os óbitos acometeram principalmente pessoas idosas, portadoras de outras doenças e aconteceram nos municípios de: Alto Paraná, com registro de duas mortes, um homem de 62 anos, portador de hipertensão e, outro homem de 82 anos, com diabetes e hipertensão; Foz do Iguaçu, um homem de 76 anos, que tinha como fator de risco doença crônica no fígado; Medianeira, um homem de 90 anos, com insuficiência renal crônica; Douradinha, uma mulher de 81 anos, com hipertensão arterial e doença cardíaca; Chambre, uma mulher de 80 anos, portadora de hipertensão; Terra Rica, um homem de 65 anos, portador de diabetes e pressão alta; Santa Mônica, uma idosa de 73 anos; Sarandi, uma mulher de 26 anos, sem morbidades e, em Maringá, uma menina de 7 anos que também não apresentou morbidade associada. São 76.285 notificações no Estado que abrangem 325 municípios.

“Neste dias de feriado do Carnaval muitas famílias viajam para o litoral e outros lugares turísticos do estado e ocupam casas e apartamentos que ficaram fechados por longos períodos e que podem ter focos do mosquito transmissor da dengue. Nosso alerta é para uma verificação geral nesses imóveis eliminando os possíveis criadouros; a remoção dos focos é a medida preventiva mais importante e que deve ser adotada por todos, diariamente”, disse o secretário da Saúde Beto Preto.

Na última quinta-feira, dia 13, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior decretou Estado de Alerta para combate e controle da dengue no Estado. Entre as considerações do decreto, além do aumento de mais de 6.657,47 % em relação ao mesmo período do ano anterior, está a sazonalidade da doença que aponta aumento nos próximos meses. O verão é a época mais propícia à proliferação do mosquito Aedes Aegypti por causa das chuvas; qualquer acúmulo de água parada por formar criadouro do mosquito.

De acordo com os números divulgados, 78 municípios estão em situação de epidemia para a dengue no Paraná, 16 entraram para a relação nesta semana: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Cafezal do Sul, Nova Olímpia, Perobal, Chambre, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Jardim Olinda, São Carlos do Ivaí, Ourizona, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Ibiporã e Ouro Verde do Oeste. Outros 40 municípios estão em estado de alerta.

ANÚNCIANTES VIP´S